sábado, fevereiro 25, 2006

A Recepção...

Todos recebemos a M. com grande felicidade, mas desta vez bem mais serenamente.

Quando o M. nasceu, foi o primeiro neto para ambos os Avós. O que tornou todo o processo num circo.

Eu cheguei à Maternidade de manhã, arranjei-me e ainda não tinha saído do meu quarto para ir para a sala de partos e já tinha a família em meu redor.

Assim que o M. nasceu, pouco tempo me deram de descanso, só mesmo enquanto tratavam do M., pois passados poucos minutos já estava dentro de um quarto onde a euforia era mais que muita.

Confesso que me senti muito cansada ao fim do dia, o entra e sai era constante, de família, amigos... quase que nem vi o M., só quando todos foram embora é que pude pegar no meu filho e tranquilamente aperceber-me de que toda a minha vida tinha mudado a partir daquele momento. Era uma nova etapa que começava.

Os dias foram passando e o cansaço foi se acumulando como uma bola de neve. Aí deu-se a explosão. Tive que pedir para que me dessem tempo e espaço, estava a sufocar, precisava de respirar e de poder estar sozinha com o meu filho. Descobrir sozinha as minhas capacidades e limitações.

Com a M. já não foi assim. Para começar teve que ser cesariana, algo que me pôs mais nervosa que da primeira vez. Depois a cesariana foi marcada para as 20h, o que fez com que as visitas após o nascimento da pequena M. fossem impossíveis. O que me fez ter forças para no dia seguinte, apesar das dores horríveis, me levantar, passear pelo quarto, me arranjar e poder tomar o meu pequeno almoço relaxadamente e estar com a minha filha sem pressas nem atropelos.

Posso afirmar, que apesar de o "nascimento" em si me ter custado mais desta vez, a tranquilidade gerada à volta do acontecimento deu-me mais forças e mais calma para lidar com todo o processo de convalescença.
Tenho total noção de que foi fulcral para que ao fim de 5 dias me sentisse pronta para outra.


PS - embora quando o M. nasceu o reboliço tenha sido mais que muito, agradeço a todos o esforço que fizeram para me ajudarem.